Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Substância radioativa roubada pode causar morte

Selênio-75 foi levado de um carro no Rio

DIANA BRITO
DO RIO

O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Ivan Salati, emitiu um alerta ontem sobre o risco de manipulação do material radiativo que estava em um carro da empresa Arctest roubado no sábado perto de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro.

A substância, selênio-75, é usada para uma espécie de raio-X industrial que verifica as condições de soldas em gasodutos e oleodutos. Ela está numa cápsula de aço, acondicionada numa caixa blindada e trancada a cadeado.

Segundo a Cnen, se o equipamento for violado, a pessoa que manusear o selênio-75 pode sofrer queimaduras ou, dependendo do tempo de manipulação, pode ter uma necrose que leve à amputação de algum membro. Tecidos internos podem ser afetados, causando a morte.

O material custa em média R$ 85 mil e só pode ser comercializado com licença.

Segundo a 59ª Delegacia de Polícia, o carro foi roubado por cinco homens armados. Caso o material seja encontrado, as pessoas devem entrar em contato com a Cnen (21- 9218 6602 ou 21-2173 2920) ou com o Disque-Denúncia (21-2253 1177).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.