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Acidentes com motos são os únicos que crescem

O número de motociclistas mortos subiu de 478 em 2010 para 512 em 2011

Prefeitura diz que aumentou fiscalização e que campanha educativa está sendo criada para orientação

DE SÃO PAULO

Motociclistas continuam sendo as vítimas de trânsito que mais preocupam, por não pararem de crescer.

Desde 2009, motoristas, pedestres e ciclistas mortos no trânsito seguem em curva decrescente, enquanto os motociclistas saltaram de 428 mortos em 2009 para 478 em 2010 e 512 em 2011.

A CET atribui o crescimento constante ao aumento da frota de motos na cidade, que foi de 40% desde 2008, enquanto a de carros subiu 15%.

Segundo a superintendente de educação no trânsito da companhia, Nancy Schneider, um programa educativo está sendo pensado para melhorar o compartilhamento de vias entre carros e motos, mas ainda não há data.

Enquanto isso, ela diz que a prefeitura tem atuado no aumento da fiscalização e de cursos educativos, que agora serão ampliados com a criação de um centro em parceria com a Abraciclo (associação de fabricantes de motos), que deve começar a atuar no segundo semestre.

A fiscalização de excesso de velocidade das motos começou a ser feita, na prática, apenas no final de março, quando os agentes de trânsito passaram a usar seis radares portáteis capazes de fotografar as placas das motos.

Até então, praticamente nenhum radar conseguia fazer o flagrante. No primeiro mês de fiscalização, registraram 9.344 infrações. Schneider diz que eles estão em fase de teste, mas que outros poderão ser adquiridos.

Já novas motofaixas estão, por enquanto, descartadas pela CET.

Segundo Schneider, estudos feitos nas duas motofaixas já implementadas indicam que houve até aumento de acidentes em alguns trechos, por causa da imprudência de motoristas e pedestres.

O órgão não informou os números de acidentes.

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