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Lotada, 'linha nobre' de trem para de novo Curto-circuito leva trecho da 9-esmeralda a fechar mais cedo por dois dias seguidos; falha da CPTM é a 6ª do ano Com demanda em alta e estrutura precária, linha será a única de todo o sistema que terá piora no conforto até 2014
DE SÃO PAULO RAFAEL ITALIANI DO “AGORA” Um curto-circuito em uma subestação de energia elétrica da CPTM provocou entre anteontem e ontem a sexta -e mais longa- falha este ano na circulação de trens da linha 9-esmeralda, que passa por áreas valorizadas da cidade no entorno da marginal Pinheiros. O problema foi em Cidade Dutra, zona sul, anteontem à noite, interrompendo às 23h -uma hora antes do horário normal- a circulação entre as estações Jurubatuba e Grajaú, no extremo sul da linha. Técnicos trabalharam à noite e restabeleceram metade da potência, o que deixou os trens mais lentos, ampliou intervalos (de até 15 minutos) e lotou estações. Na linha 5-lilás, a velocidade foi reduzida para evitar tumultos na estação Santo Amaro, onde os dois sistemas fazem conexão. Para corrigir o problema, "grave" e de causa desconhecida, a companhia decidiu fechar o trecho entre Jurubatuba e Grajaú ontem às 22h. Ônibus gratuitos foram disponibilizados para o transporte no trecho. A previsão era reabrir a linha hoje às 4h. O sistema elétrico é um dos maiores problemas da linha, que tem três subestações e precisa de cinco. Duas serão construídas até 2014. Para Evaldo Ferreira, gerente-geral de manutenção da companhia, elas permitirão mais trens e intervalos menores. Outro problema é a precariedade da rede elétrica, de mais de 50 anos. O plano de modernização da CPTM prevê trocar outros sistemas arcaicos, como os de trilhos, sinalização e comunicação. Mesmo com a modernização concluída, a linha 9 será a única a ter piora no conforto até 2014. A concentração de passageiros por m² deverá passar de 4 para 4,6 no período (veja quadro nesta página). Isso vai ocorrer principalmente em razão da expansão do metrô. Por um lado, a inauguração da linha 4-amarela em 2010 levou muitos passageiros à linha 9: a demanda cresceu 37% em 2011, três vezes mais que a rede. Por outro, a linha 5-lilás de metrô está atrasada e deverá estar pronta em 2015. Sem ela, o usuário que vem da zona sul usa a CPTM para acessar a linha 4 do metrô em Pinheiros. "Isso é temporário", diz Silvestre Ribeiro, diretor de planejamento da CPTM. Para ele, a alta da demanda tem um lado positivo. "Demonstra que a linha de fato tem utilidade." Com ele concorda Plínio Assmann, ex-presidente do Metrô, ex-diretor da CPTM e secretário dos Transportes na gestão de Mário Covas: "a demanda gigantesca" é "subproduto do sucesso". Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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