Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre em SP, aos 91 anos, o cantor sertanejo Tinoco

O músico se apresentaria amanhã na oitava edição da Virada Cultural

Programa "Viola, Minha Viola" exibe no domingo última aparição do músico, gravada dois dias antes de sua morte

DE SÃO PAULO

Morreu na madrugada de ontem, aos 91 anos, o cantor José Perez, mais conhecido como Tinoco, da dupla sertaneja Tonico e Tinoco.

Internado desde quinta no Hospital Municipal Doutor Ignácio Proença Gouvêa, na Mooca, zona leste de São Paulo, ele teve edema pulmonar e insuficiência cardíaca.

O cantor sertanejo seria uma das atrações da oitava Virada Cultural, que acontece na capital paulista neste fim de semana. Ele se apresentaria amanhã no Arouche (centro), no palco dedicado à música romântica.

A organização do evento informou que consultaria a família de Tinoco sobre uma possível homenagem no horário em que ele cantaria. Até o fechamento desta edição, às 23h, o tributo não havia sido confirmado.

O enterro do músico foi realizado ontem à tarde, no cemitério da Vila Alpina (zona leste). A Guarda Civil Metropolitana estima que cerca de 400 pessoas tenham comparecido à cerimônia.

Durante o enterro, uma orquestra de violeiros e berranteiros tocava enquanto as pessoas entoavam músicas do repertório do sertanejo.

HOMENAGENS

Em nota, a presidente Dilma Rousseff comentou a importância do duo na música: "[...] A dupla abriu espaço para o sertanejo nas rádios e levou ao país uma expressão cultural particular do Brasil. Com a morte dele, a viola brasileira fica mais triste."

Para o maestro Júlio Medaglia, Tonico "representava uma coisa autêntica, música sertaneja de verdade". "Não tinha nada a ver com este sertanejo pop, este bolerão de cais de porto que invade a mídia", disse o regente.

O cantor Renato Teixeira também reforçou a relevância do músico. "Tonico e Tinoco consagraram o formato da dupla sertaneja. Tinham a consciência histórica do que significavam para a nação."

A TV Cultura exibe amanhã, às 9h, uma edição inédita do programa de Inezita Barroso "Viola, Minha Viola" com a participação de Tinoco. A gravação ocorreu na quarta-feira, em São Paulo. "Ele estava muito bem, alegre, fazendo brincadeira e piada", contou Inezita.

Um especial com gravações históricas da dupla está programado para as 23h, no mesmo canal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.