Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA abrem hoje novos postos para tirar visto

SP ganhará dois novos locais de atendimento

DE SÃO PAULO

Começam a funcionar às 7h de hoje em São Paulo os dois novos postos de atendimento para os candidatos a tirar o visto americano.

Os postos ficam na Saúde (zona sul) e em Pinheiros (zona oeste); juntos, ambos terão capacidade para atender até 5.000 pessoas por dia.

Com eles, o consulado dos Estados Unidos em São Paulo pretende aumentar em 42% a capacidade de vistos processados por dia.

Também abrem hoje postos do consulado em Brasília, Rio, Recife e Belo Horizonte.

A partir de agora, o atendimento aos interessados em tirar o visto acontece em duas etapas. A primeira, nos postos, será para tirar as digitais e entregar documentos. A segunda etapa é a entrevista pessoal, no consulado.

Antes, todo o processo era feito no consulado.

Desde a semana passada, o agendamento se dá pelo site brazil.usvisa-info.com.

PRIMEIRO VISTO

Quem tirar o visto pela primeira vez tem que ir ao centro e ao consulado. Já os que renovarão o visto poderão ser dispensados da segunda etapa; os critérios, não revelados, serão definidos na hora do agendamento.

O atendimento será das 7h às 18h de segunda a sexta. Os novos postos abrirão também aos domingos, das 13h às 18h.

A criação dos postos e a abertura aos domingos foram algumas das mudanças anunciadas em abril pelo governo dos Estados Unidos para dar conta do crescente número de visitantes brasileiros ao país norte-americano.

Em março, houve 56% mais pedidos de vistos de brasileiros em relação ao mesmo período de 2011.

O Brasil é hoje o 3º país que mais emite vistos dos EUA no mundo, atrás de China e México, segundo o consulado em São Paulo.

De acordo com o órgão, o mesmo sistema já está em funcionamento na Argentina e no México -outros países da América Latina onde demanda por vistos americanos é muito grande.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.