Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maratona transforma Ibirapuera em parque zen

Desafio é fazer 108 saudações ao Sol

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A projeção dos meteorologistas não é, digamos, animadora: a previsão é de uma queda de cinco graus na temperatura. Mas mesmo o domingo sem sol, com chuvinha chata, não deve esfriar os ânimos da Yogathon, primeira maratona de ioga que acontece hoje em São Paulo.

O evento é organizado pela Fundação Arte de Viver.

Lugar escolhido? O parque Ibirapuera, em um espaço que fica entre a marquise e o auditório. O "cantinho" vai virar um verdadeiro reduto zen dos maratonistas.

O desafio é fazer 108 saudações ao Sol, uma das sequências de movimentos mais conhecidas da ioga.

O instrutor Luiz Roberto Santos, 31, vai coordenar a atividade. Ele explica que o objetivo principal da repetição (de uma sequência de 12 passos) é acalmar tanto a mente quanto o corpo.

"Com uma simples ferramenta [a saudação], podemos alcançar uma qualidade de vida melhor", diz o instrutor.

A maratona faz parte do evento Respira Brasil, que dá dicas sobre técnicas de respiração e meditação para reduzir o estresse.

O superintendente de vendas Glauco Gonçalvez, 36, diz que começou a praticar ioga há quatro meses. Ele conta que já sentiu mudanças no seu dia a dia. "Emagreci sete quilos. Hoje, me sinto menos sedentário." Gonçalvez não gosta de academia. "Mas", continua, com a prática da ioga, "percebi que é possível fazer a quantidade de exercícios suficientes para meu corpo entrar em equilíbrio".

Segundos os organizadores, o evento será aberto aos interessados -mesmo aos iniciantes. Ninguém paga para participar.

"O importante é respeitar os limites do corpo", afirma Santos. E avisa: "Em cada repetição se perde uma média de 14 quilocalorias".

(FERNANDA KALENA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.