Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Viciados em celular viram alvo de estudos médicos

Aparelhos com internet 3G aumentaram 1.635% em três anos em São Paulo

Hospital das Clínicas terá primeiro centro de atendimento a pessoas dependentes de celular no próximo semestre

ELVIS PEREIRA
PATRÍCIA BRITTO
DE SÃO PAULO

O analista de comunicação Thiago Iamnhuque, 26, sente-se nu quando está sem os 178 gramas do seu smartphone. "Soa até um pouco ridículo, mas faz parte do meu dia a dia", diz ele, que não se imagina mais sem esse "pedaço" do corpo.

A vida de Thiago integrou-se de forma acelerada à internet do celular assim como a de milhões de paulistas. Atualmente, 20% dos 33 milhões de chips habilitados na área de código 11 -que, além da capital, abrange 63 municípios do Estado- têm tecnologia 3G, segundo a Anatel.

Há um ano, essa fatia beirava os 9% e, em 2009, resumia-se a 1%. A alta em três anos foi de 1.635%.

Em comparação com o aparelho convencional, o smartphone, com mais atrativos, cria uma relação mais intensa com o dono, até de dependência. Esse comportamento já está chamando a atenção de psicólogos e psiquiatras.

"Começam a pipocar casos preocupantes de relação absurdamente descontrolada", diz Cristiano Nabuco, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

"Uma paciente de 17 anos pegou um voo para Ilhéus (BA) e, quando chegou lá, se deu conta de que estava sem o telefone", conta. "Ela teve crise de abstinência, começou a chorar. Só saiu [do aeroporto] quando a mãe mandou o aparelho, em outro voo."

Nabuco revelou à reportagem que coordena estudos sobre o tema para estruturar no instituto, no próximo semestre, o primeiro serviço de atendimento voltado para dependentes de celular no país.

Além das questões ligadas à saúde, há outros relacionadas aos bons modos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.