Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Luiz Afonso Siqueira Pereira dos Santos (1947-2012)

Filósofo defensor das liberdades

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

A militância estudantil Luiz Afonso Siqueira Pereira dos Santos começou no Mackenzie, quando cursava economia e se opunha ao CCC (Comando de Caça aos Comunistas).

Depois de formado, entrou, em 1971, na USP, em filosofia. Continuou envolvido no movimento estudantil e, na época, conheceu a mulher, Elisabete Adami, hoje coordenadora do curso de administração da PUC. Concluiu sua segunda graduação em 1978.

Depois de uma pós-graduação na FGV, acabou se tornando um filósofo com especialização em administração.

Foi executivo de multinacional e dono de um negócio de lareiras e churrasqueiras. No governo Collor, a principal empresa da qual era fornecedor faliu, e ele quebrou junto.

Continuou a carreira como professor de filosofia do curso de administração da Unicapital e lecionava metodologia no MBA atuarial da PUC.

Ajudou a fundar a Apaddi (Associação Paulista de Defesa dos Direitos e das Liberdades Individuais) e vivia brigando contra a "intromissão do Estado" no que as pessoas podem comer, por exemplo. Em 2005, defendeu ativamente o direito ao porte de arma, tema sobre o qual escreveu um livro.

Adorava cozinhar e ver programas de culinária na TV, para reproduzir alguns pratos. Também gostava dos seriados "Lei e Ordem" e "CSI", que usava como exemplos em sala.

Era primo do cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Passou por uma cirurgia devido ao entupimento de uma artéria. Morreu na sexta (4), aos 65, de complicações de saúde. Deixa três filhos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.