Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Garis querem campanha para evitar sujeira nas vias da capital

Ideia é alertar a população sobre os problemas gerados pelo lixo

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO

Uma embalagem aqui, um papel ali, uma latinha acolá e lá ia o Sujismundo deixando um rastro de sujeira pelas ruas por onde passava.

Apesar de criada há 40 anos, a peça publicitária que usava o personagem porcalhão para educar as pessoas a não jogar lixo fora do lugar ainda poderia ser bem útil nos dias de hoje.

É isso o que pensa o Siemaco (sindicato dos trabalhadores e empresas de limpeza urbana), que vai propor ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) uma parceria para acordar os "sujismundos" de plantão.

"É gente que pensa: alguém vai limpar. Mas o varredor acaba de varrer e vem um cara e joga lixo ali", desabafa o presidente da entidade, Moacyr Pereira.

O sindicato deve entregar hoje um documento à prefeitura para pedir auxílio na realização de uma campanha educativa, que inclua a discussão nas escolas.

A ideia é que, além de um filme publicitário, a ação tenha como educadores os profissionais da limpeza (15 mil, entre responsáveis pela varrição e pela coleta de lixo).

Eles devem ser treinados para alertar as pessoas dos problemas gerados pelo lixo jogado na rua e para atuar mais ativamente na fiscalização, denunciando à prefeitura, por exemplo, o descarte de entulho irregular.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.