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'Linha nobre' da CPTM tem nova falha elétrica

Trens são obrigados a operar em baixa velocidade durante toda a manhã

Companhia do governo do Estado atribui problemas a aumento de demanda e promete mais investimentos

DE SÃO PAULO

Mais um problema elétrico prejudicou a circulação de trens na linha 9-esmeralda da CPTM ontem pela manhã.

As composições que rodam paralelo à marginal Pinheiros, na zona sul da cidade, foram obrigadas a reduzir a velocidade das 4h40 às 12h50.

Entre as estações Granja Julieta e Socorro os trens puderam usar apenas um sentido da via férrea, o que causou superlotação nas estações.

O problema acabou se espalhando por todo o trajeto.

A CPTM não estimou o número de usuários afetados pela falha ocorrida ontem.

Diariamente, circulam pela 9-esmeralda, considerada uma linha "nobre", cerca de 500 mil passageiros.

MODERNIZAÇÃO

No final de março, a CPTM deu início a um plano para intensificar as obras de modernização da linha 9-esmeralda. Um dos focos do "ataque massivo" para deixar a linha mais "confiável", segundo a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, é justamente a melhoria na parte elétrica, que "alimenta" a tração dos trens.

A CPTM fechou a linha inteira por quatro domingos.

Atualmente, ela está sendo interditada no mesmo dia da semana, mas apenas em alguns trechos.

Pelos números oficiais, no primeiro trimestre, a CPTM registrou 2,1 falhas por milhão de quilômetros rodados, índice regular em comparação com grandes empresas metroferroviárias do mundo.

No ano passado, a CPTM teve 1,6. De lá para cá houve um aumento de 30%.

DEMANDA

O problema da CPTM, segundo especialistas do setor, é que a demanda cresceu mais rápido do que os investimentos em infraestrutura.

O próprio governo admite o problema e diz que está "trabalhando" para reduzir transtornos no curto prazo. O governo prevê investir R$ 664 milhões na rede até 2015.

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