Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Educação vê indício de fraude em melhor escola do Saresp

Estudantes teriam contado com ajuda de professores durante a avaliação

Escola foi classificada como a melhor do Estado no 5º ano; funcionários ganham bônus pelo desempenho

PAULA FELIX
DO “AGORA”

A Secretaria de Estado da Educação confirmou indícios de fraude durante a realização da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado) na Escola Estadual Reverendo Augusto da Silva Dourado, localizada em Sorocaba (99 km de São Paulo).

A escola foi classificada como a melhor do Estado no 5º ano do ensino fundamental pelo Idesp em 2011.

O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) avalia alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice leva em consideração dois elementos: as provas do Saresp e o fluxo escolar.

A escola alcançou nota 9,3 no 5º ano. Em março, quando os dados foram divulgados, alunos disseram que receberam ajuda de professores para realizar a prova.

Em nota, a secretaria diz que a apuração preliminar sobre a aplicação da prova "apontou indícios de autoria [quem foi] e de materialidade [que o fato ocorreu]".

Com base nisso, foi aberto um processo administrativo disciplinar contra os funcionários envolvidos no caso.

A secretaria não forneceu detalhes sobre os próximos passos da investigação.

Como a nota do Idesp define o pagamento de bônus aos servidores da Educação, a secretaria informou que "somente após a conclusão do processo será possível avaliar quais medidas serão adotadas" em relação a isso.

Tia de um aluno da escola, a dona de casa Josilene Neide dos Santos, 25, disse estar preocupada. "Ninguém explicou como vai ficar a escola. Isso me deixa preocupada porque muitas crianças estudam lá", afirma.

OUTRO LADO

A reportagem telefonou para a diretora da escola, mas uma outra mulher atendeu o celular e informou que ela não estava. Ao ligar para a escola, a reportagem foi informada de que a diretora estava participando de uma reunião. Um funcionário disse que ela não voltaria para a escola.

A reportagem também entrou em contato com a Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, mas não localizou nenhum representante.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.