Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Limpeza de lagos em parques da capital é malfeita, avalia TCM

Relatório de tribunal investigou a situação na Aclimação, no Ibirapuera e no Carmo

Joel Silva/Folhapress
Sujeira no lago do parque da Aclimação, onde, segundo Tribunal de Contas do Município, há deficiência na manutenção
Sujeira no lago do parque da Aclimação, onde, segundo Tribunal de Contas do Município, há deficiência na manutenção

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

A forma como é feita a limpeza dos lagos do Ibirapuera, da Aclimação e do Carmo "tem graves omissões e deficiências", asseguram os conselheiros do TCM (Tribunal de Contas do Município).

No início do mês, por unanimidade, os membros do tribunal aprovaram o documento que atesta um controle deficiente na manutenção dos três lagos paulistanos.

Há dois anos, o poder público não divulga os dados da poluição das águas.

Um dos problemas graves, segundo os técnicos do Tribunal, é que nos três casos os índices de coliformes fecais estão acima dos indicados pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

O relatório também mostra a inexistência de contratos específicos para os serviços de limpeza e manutenção dos três lagos avaliados.

Como ninguém pode mergulhar nas águas dos lagos do Ibirapuera, da Aclimação e do Carmo o problema ambiental nestes locais é saber até que ponto eles podem ou não abrigar a vida aquática.

Dados divulgados pela própria prefeitura em 2010, os últimos que foram oficialmente publicados, mostram que a situação, quanto à possibilidade de existir vida aquática nos lagos, é grave.

Como o índice de oxigênio dissolvido na água é baixo, encontrar espécies nativas nestes locais tende a ser cada vez mais difícil.

Apenas espécies exóticas, como carpas e tilápias, conseguem sobreviver melhor em águas com pouco oxigênio.

INTERVENÇÕES

De acordo com a prefeitura, ela monitora os lagos da cidade todo o mês. E, diante dos resultados, deflagra uma série de ações, tanto do ponto de vista de obras civis quanto do desenvolvimento de planos de manejo e intervenções ambientais em geral.

A falta de transparência por parte da secretaria do Verde e do Meio Ambiente também preocupa os conselheiros do Tribunal.

Entre as determinações que constam do documento aprovado pelo TCM está a melhoria na sinalização dos problemas de poluição aos usuários dos parques.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.