Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Radical, esporte é inspirado em skate e bicicleta

DE SÃO PAULO

O esporte radical que João Lucas começou a treinar recentemente -já tem até patrocínio de uma marca de cadeiras de rodas resistente a impactos- chegou ao Brasil há cerca de quatro anos.

O "hardcore sitting" veio dos EUA, onde foi criado por Aaron Fotheringham, 18, o único no mundo a dar um giro de 360º saltando de uma rampa em cadeira de rodas.

"Não consigo nem andar de bicicleta e o João tem essa energia toda. É da natureza dele. Acho que as conquistas que ele tem tido vão ser refletidas para todas as crianças com deficiência, que poderão ser vistas de forma menos estigmatizada", declarou a mãe, Adriana Dutra.

Por causa de crianças que não tiveram as chances que seu filho teve, ela criou uma ONG de esportes adaptados para crianças chamada "Atitude Paradesportiva".

As manobras ousadas que João faz na cadeira foram inspiradas nos movimentos feitos com skates e com bicicletas especiais para saltos.

Pablo Moya Ruiz, 32, psicólogo e treinador de João, afirma que o esporte expõe as pessoas com deficiência "à liberdade" e não ao medo.

"Os cadeirantes vão conhecendo os movimentos, aos poucos. Vão ganhando confiança, aos poucos. Com as crianças, o trabalho é mais fácil, porque elas são mais corajosas. O João Lucas está muito motivado e tem talento, mas o que importa é levar benefício à vida dele, levar felicidade para ele", disse Ruiz.

Seguindo a iniciativa de João, o irmão, Luiz Alexandre Dutra Takaki, 12, começou a fazer manobras de skate.

"Meu irmão está abrindo caminhos. Está mostrando que as pessoas com deficiência física, ao contrário do que alguns pensam, não são paradas. Elas podem fazer muitas coisas", disse Luiz.

João já tem prazo determinado para fazer uma das manobras mais radicais do novo esporte, o "backflip" -cambalhota em que o atleta vem com velocidade em uma rampa e se projeta para trás, girando em 360º.

"Acho que vou conseguir, mas é muito difícil. Talvez daqui a uns cinco anos. Enquanto isso, vou treinando."

FAMOSO

No colégio Dante Alighieri, onde estuda, João é bem popular e disputado na hora do recreio. Todos os colegas querem dar uma "empurradinha" na cadeira.

"Ele tem um bom humor incrível. É pronto para tudo e é integrado em todas as atividades que promovemos. Trabalhamos o respeito às diferenças entre nossos alunos. É parte do projeto pedagógico que tenham um olhar sobre a inclusão", afirmou Silvana Leporace, coordenadora de Orientação Educacional da escola.

(JAIRO MARQUES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.