Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Graça, agora, é rir com Mickey e Hello Kitty nos dentes

Elásticos de aparelhos ortodônticos trazem ainda flores e corações; 'hype' seduz crianças e até marmanjos

Fica a dica: boca colorida exige cuidado extra na escovação; borrachinhas temáticas podem acumular placa

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Elásticos retinhos e coloridos em aparelhos ortodônticos? Já parece moda do passado. Orelhas do Mickey, Hello Kittys, florzinhas e corações é que estão fazendo o sorriso de crianças, adolescentes e, acreditem, dos marmanjos também.

Gustavo Pessoa Rebouças, 7, ficou encantado pelas redondas orelhas do famoso ratinho. Não pensou duas vezes: colocou um par em cada um dos dentes.

"Ele está adorando, já mostrou para todos os amiguinhos. É diferente, mas discreto", diz o pai, Júlio Cézar Sampaio Rebouças, 37.

Única opção para os meninos, a borrachinha do Mickey também conquista as garotas, as principais "consumidoras" do novo "hype".

Além do personagem da Disney, Luana Twidale, 11, já colocou de coração e borboleta -e aprovou. "Virou diversão na escola, cada sorriso é um personagem", brinca a mãe, Mariana Twidale, 36.

Os adultos também aderiram à tendência. Jucilene Ferreira, 29, jura que foi só para agradar o filho. "Coloquei pensando nele, que tem quase seis anos. E ele gostou tanto que até queria colocar aparelho só pra usar o elástico."

Mas Jucilene admite que gostou da brincadeira. "As pessoas nem percebem. É quase como o retinho."

APERTADINHOS

Para não ficar muito "carregado", há quem opte por intercalar o modelo novo com o tradicional. Os elásticos decorados também são um pouco mais difíceis de colocar e podem apertar mais.

"Não dá para negar que são um fator motivacional para ouso do aparelho, principalmente entre as crianças", diz Rodrigo Bueno de Moraes, consultor científico da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Como são maiores, as borrachinhas temáticas exigem um pouco mais de atenção na hora de escovar os dentes.

Por conta disso, boa parte dos ortodontistas não recomenda o uso delas aos pacientes "menos cuidadosos com a higiene bucal".

"Pode, sim, acumular mais placa", explica a ortodontista Marjorie Teles, 34.

Normalmente, quem opta pelos novos elásticos não paga nada a mais por isso, mesmo que o custo em relação aos tradicionais chegue, principalmente no caso dos importados, a até 1.000%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.