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Espera para tirar visto dos EUA cai para 11 dias

Há um mês, tempo era de 28 dias; meta é manter fila abaixo dos 20 dias

Obtenção do visto agora exige duas idas a uma representação americana, o que é alvo de críticas dos usuários

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O novo sistema de obtenção do visto americano fez cair -para menos da metade- o tempo que o candidato espera para agendar a ida a uma representação dos EUA.

Quem agendou em 30 de abril, quando o novo sistema começou, tinha que aguardar 28 dias para fazer a entrevista. Em 21 de maio, esse prazo havia caído para 11 dias.

O número, relativo a São Paulo, é atualizado semanalmente. O de ontem, 28 de maio, ainda não estava disponível pois o consulado estava fechado por ser feriado nos Estados Unidos.

Usuários que tiraram o visto elogiaram a agilidade. Em 2011, a espera chegou a superar três meses. Em janeiro, era de mais de dois meses.

A meta do consulado americano é manter a fila de espera inferior a 20 dias.

Em outros postos do consulado, a espera também caiu. No Rio, na semana passada -no dia 23- era possível agendar a entrevista para o dia seguinte; em abril, eram oito dias. Em Recife, eram sete dias; agora são dois. Em Brasília o tempo permaneceu o mesmo: dois dias.

MUDANÇAS

Anunciado no final de abril, o novo sistema de vistos para os EUA criou dois postos para entrega de documentação em São Paulo: um na Saúde (zona sul) e outro em Pinheiros (zona oeste).

Antes, o candidato tinha que ir direto ao consulado. Agora, o processo foi dividido em duas etapas: primeiro, ele agenda via internet a ida a um dos postos, onde tira impressões digitais, foto e entrega a documentação. A segunda fase consiste na entrevista no consulado, no dia seguinte à ida a um dos postos.

A divisão foi criticada por candidatos ao visto, especialmente os de fora da cidade, que agora precisam ir duas vezes a uma representação dos EUA, o que pode significar mais um dia de hospedagem em São Paulo.

Na avaliação do consulado, o novo sistema traz mais vantagens do que transtornos.

Segundo o órgão, o tempo que o usuário passa nos postos de atendimento é de 15 minutos. Os dois postos ainda operam abaixo da capacidade: têm recebido em média 3.500 pessoas por dia, quando podem atender 5.000.

O plano dos Estados Unidos é dar conta da demanda de visitantes brasileiros. O pedido de vistos aumentou 56% em março em relação ao mesmo período de 2011.

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