Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Missa de motociclistas tem padre roqueiro

Culto religioso acontece uma vez por mês na paróquia de San Gennaro e tem oração reconhecida pelo Vaticano

Padre, que pilota moto desde jovem, curte Nirvana, usa colete de couro e capacete em parte da celebração

RAFAEL ITALIANI
DO “AGORA”

Centenas de motociclistas com coletes de couro, tatuados, cabeludos e cheios de brincos e acessórios com imagens de caveiras. Não, não é uma reunião de gangues.

É uma missa.

Todos os últimos domingos do mês, a paróquia de San Gennaro, na Mooca (zona leste), faz a missa dos motociclistas, que tem como lema "Paz no Trânsito, Paz no Mundo" e até oração reconhecida pelo Vaticano.

O evento foi idealizado pelo padre Claudiomiro Bispo, 35, que também anda de moto e curte bandas como Nirvana e U2.

"Vai no bingo ou vai na missa, tia?", perguntava o comerciante Edgar Costa, 43 anos, a uma senhora que chegava de táxi à missa no último domingo.

Com 1,90 m, 110 kg e uma tatuagem da fabricante de motos Harley-Davidson em um dos braços, ele recepcionava os fiéis e organizava o trânsito em frente à igreja.

Na rua, cerca de 300 motocicletas estacionadas. Todas recebiam fitinhas brancas em sinal de paz.

Dentro da igreja, membros de motoclubes cantavam hinos de louvor e faziam suas orações. Os Desajustado's, por exemplo, ficaram em frente ao altar. Logo atrás, a aposentada Maria de Lourdes Domingues Santos, 67, via com clareza o escudo do grupo bordado nas costas de uma jaqueta: uma caveira pilotando uma motocicleta.

"Achei divertida essa caveira maluca. Na igreja tem espaço para todo mundo", afirmou a aposentada.

Também havia espaço para o Esquadrão Selvagem, os Templários e os membros do Boca Preta do Asfalto.

Como é voltada para os motociclistas, a missa tem algumas peculiaridades - capacetes sobre o altar, por exemplo. Ao final, todos fazem a oração dos motociclistas.

Logo depois, o padre Claudiomiro tira a batina e veste uma calça jeans, um colete de couro, capacete e óculos escuros para subir em um caminhão de som.

As motos dão partida e seguem em carreata por ruas da Mooca. Depois de 40 minutos, o padre abençoa as motos e os motociclistas, e todos se reúnem para comer uma macarronada e assistir a um show de rock em um galpão da igreja. Os hinos de louvor dão lugar aos Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin.

O padre que tem nome de Bispo anda de moto desde a adolescência. "Quem vem à missa sai daqui com outra ideia de como se comportar nas ruas. Muitos eram loucos no trânsito e mudaram completamente", diz.

De acordo com a Arquidiocese de São Paulo, a oração dos motociclistas tem autorização eclesiástica -ou seja, reconhecimento do papa Bento 16 - e São Paulo Apóstolo pode ser usado como patrono dos motociclistas.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.