Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

USP vai instalar cancelas para controlar entrada de pedestres

Medida vale para horários já restritos, como noite e fins de semana

DE SÃO PAULO

A partir do próximo semestre, as seis entradas de pedestres do campus da USP começarão a receber sistemas de cancelas, para tornar mais rigoroso o controle de entrada na cidade universitária.

As mudanças nas portarias fazem parte de um plano que está sendo feito pela nova Superintendência de Segurança da USP, contratada em março, como revelou ontem "O Estado de S. Paulo".

Atualmente, a entrada já é restrita a funcionários e alunos da USP entre as 20h e as 5h nos dias úteis e das 14h de sábado às 5h de segunda.

Na prática, nem sempre os crachás de identificação são pedidos aos pedestres - embora haja mais rigor com os carros. Com a cancela dupla, todo mundo terá que ser identificado nas horas restritas.

Além disso, serão implantadas guaritas de vigilância com altura média de 4 metros, para substituir as que ficam na mesma altura dos carros.

As guaritas terão holofotes para guiar as pessoas até os carros e, mais altas, terão raio de visibilidade maior. Segundo Luiz de Castro Júnior, superintendente de Segurança, elas serão colocadas no campus todo e, caso haja alguma suspeita, a PM será acionada.

Hoje 27 policiais militares atuam no campus, após um convênio entre a Reitoria e a PM, em setembro de 2011. O acordo sofreu críticas dos alunos, que, em protesto, chegaram a invadir a Reitoria.

O pano também prevê melhoria da iluminação e curso para os guardas universitários.

As guaritas serão instaladas no próximo semestre e a ideia é que tudo já esteja concluído até o início de 2013.

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é contra restrições à entrada no campus, por considerá-lo um espaço público.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.