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Outro lado

Companhias dizem cumprir norma da Anac

DE SÃO PAULO

As empresas aéreas disseram cumprir de maneira adequada a norma da Anac.

A TAM disse que oferece as informações em todos os canais de venda, como manda a resolução da agência. Disse ainda que estuda mudar a apresentação das informações em seu site, "atendendo às solicitações recebidas", de modo a torná-la "ainda" mais acessível.

A Air France/KLM entende cumprir a norma. Foi a mesma posição dada pela Azul, pela Gol, pela Webjet e pela Avianca, por meio das suas assessorias de imprensa.

A British Airways, que não tem os índices em seu site, informou que a sua página está em fase de ajustes -e que mostrou seus índices de atrasos e cancelamentos à Anac.

A Emirates disse "estar trabalhando" para oferecer os dados de atrasos e cancelamentos na seção de reservas do seu site. Ontem, ela estava disponível apenas na página inicial.

A Folha não conseguiu contato com a Iberia -que, embora seja do mesmo grupo da British, tem assessoria de imprensa diferente- e com a American Airlines.

PRESSÃO

As empresas aéreas nacionais e internacionais pressionaram a Anac a adiar a norma. A agência rejeitou.

Um dos argumentos era que informações sobre atrasos e cancelamentos induzem o passageiro a achar que eles se devem sempre às empresas, embora haja outras causas -há atrasos decorrentes de problemas meteorológicos ou de infraestrutura nos aeroportos, por exemplo.

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