Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuva aumenta congestionamento em 16%

Levantamento mostra que, em média, índice de lentidão fica em 132 km em dias secos e em 153 km quando chove

Ontem, lentidão chegou a 171 km; CET diz acionar operação de emergência quando há risco de alagamento

ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

Bastou chover e o paulistano enfrentou, mais uma vez, grande congestionamento.

A lentidão chegou a 171 km por volta das 9h30 de ontem, o segundo pior índice do ano no período da manhã.

Acidentes, alagamentos, semáforos quebrados e árvores caídas pioraram o cenário.

Foram ao menos 30 cruzamentos com semáforos apagados ou com defeito, dez pontos de alagamento e 22 quedas de árvores em ruas como Harmonia, na Vila Madalena (oeste), e Américo Brasiliense, em Santo Amaro (sul).

Levantamento feito pela Folha com base em dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aponta que a lentidão do trânsito aumenta em média 16% quando chove forte.

Considerando os últimos três meses, a média de lentidão nos dias de chuva foi de 153 km, enquanto nos dias secos o número ficou em 132 km. Isso significa que a chuva aumenta as filas no equivalente a uma marginal Pinheiros -que tem cerca de 22 km de extensão.

Nos últimos dez recordes de trânsito da manhã e da tarde, a chuva também aparece como causa em sete ocasiões. Com a chuva, os motoristas reduzem a velocidade, há mais acidentes, as pistas ficam mais escorregadias e há mais problemas em semáforos, além de alagamentos.

Na sexta passada, quando o índice chegou à marca recorde de 295 km, os principais vilões foram os acidentes, mas a CET considera que a chuva fraca também contribuiu para o valor histórico.

Ontem, o acumulado de chuva ficou em 32,6 mm, segundo a medição do Inmet (cada mm representa um litro de água por m²).

PREVISÃO

Para hoje, o paulistano deve esperar novos congestionamentos. A previsão é de chuva na saída para o feriado, o que deve levar a novos transtornos no trânsito.

Para minimizar os efeitos da chuva, a CET diz acionar uma operação de emergência quando é avisada sobre a possibilidade de enchentes ou alagamentos.

Os marronzinhos são enviados para 68 pontos onde os alagamentos são mais comuns e, caso seja necessário, até bloqueiam as vias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.