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Companhia aérea altera crédito de milhas para empresa parceira

DE SÃO PAULO - Em janeiro, o engenheiro civil Sérgio Pagano Gonçalves da Silva emitiu um bilhete aéreo com a empresa United Airlines, membro da Star Alliance, pois sabia que poderia acumular pontos no programa TAM Fidelidade. À época, seriam 5.000 pontos.

Porém, em março, a TAM mudou a regra do jogo, diz o engenheiro, e o informou que os voos em companhias aéreas parceiras, dependendo da tarifa paga, acumulariam apenas 50% dos pontos. "Se eu soubesse disso, teria optado por outra companhia aérea", diz Sérgio.

Ele entrou em contato por meio do canal "Fale com o Presidente", da TAM, para solicitar 100% do crédito em milhas, mas não obteve sucesso em seu pedido.

RESPOSTA A TAM informa que o acordo de parceria com a congênere prevê pontuação diferenciada de acordo com a tarifa paga.

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QUEIXA: APARELHO DANIFICADO
Câmera fotográfica da marca Sony, comprada por R$ 599, não funciona. O aparelho, adquirido em fevereiro, foi levado até a assistência técnica, mas lá alegaram que a umidade do ar danificou a máquina. (José W. de Souza)

RESPOSTA DA SONY BRASIL
A empresa informou ao cliente que será realizada uma nova avaliação técnica.

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QUEIXA: SINALIZAÇÃO PARA ESCOLA
Em novembro, a CET prometeu criar área específica para embarque e desembarque de alunos em frente a escola Tio Juca, no Itaim Bibi. Fiscais continuam ameaçando multar os pais que param na porta da escola. (Vivianne Jorge)

RESPOSTA DA CET
Informa que o lado ímpar da via possibilita as operações de embarque e desembarque.

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QUEIXA: FALTA DE ÁGUA
Há seis dias não chega água à casa no bairro Vila Beatriz, região oeste, em São Paulo. Responsáveis pelo atendimento da Sabesp pedem que a moradora aguarde, sem lhe dar explicações sobre o ocorrido. (Maria Elvira de Abreu Bopp)

RESPOSTA DA SABESP
A empresa informa que o abastecimento de água foi normalizado.

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QUEIXA: DEMORA EM ENTREGA
Encomenda realizada na empresa de calçados Klin, entregue aos Correios no dia 11 de maio, demorou semanas para chegar ao destino final. A agência informou que a entrega aconteceria apenas no dia 28 de maio. (Fernanda Leme)

RESPOSTA DOS CORREIOS
Diz que a encomenda foi entregue no dia 29 e que, portanto, a cliente será ressarcida.

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