Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Depoimento

Para ir ao Rio, teria sido melhor trocar aeroporto pela via Dutra

LAURA CAPRIGLIONE
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A neblina ontem sobre São Paulo "fechou" Congonhas até as 8h35. Azar o nosso. A equipe da Folha deslocada para cobrir a Rio+20 tinha voo marcado para as 9h10. Chegou ao Santos Dumont às 14h50.

Desde o check-in, foram seis horas e 40 minutos. Melhor teria sido encarar o velho Cometão e a Dutra.

Normalmente, Congonhas abre às 6h. Se fosse só pela neblina, o atraso seria de duas horas e 35 minutos. Já seria ruim. Mas o que se viu foi uma cascata de desacertos.

Primeiro, a equipe de terra da Gol e os painéis da Infraero eram incapazes de fornecer previsão para nosso voo (ou qualquer outro).

A situação ficou ainda mais angustiante quando, sem explicação, o nosso voo, o Gol 1512, sumiu dos monitores. Foi cancelado?, perguntavam-se ansiosos os passageiros. E tinham por quê. A Avianca já havia anunciado o cancelamento de cinco voos.

No guichê da Gol, ninguém explicava o que ocorria. (Instada, a Gol não comentou).

Um grupinho revoltado achou, navegando em celulares, a resolução da Anac que obriga as companhias a fornecer alimentação aos passageiros em espera, quando o atraso superar duas horas. E passou a exigir comida. "Vamos fazer um arrastão aqui", brincou, meio a sério, um deles.

No sistema de som, a Infraero anunciava conexão sem fio gratuita à internet. Legal. Mas não funcionava. (A estatal diz que houve uma instabilidade pontual em razão dos acessos simultâneos).

Por fim, às 12h30, veio um aviso. Às 12h55, entramos no avião, mas havia uma fila extensa para decolagens. Só às 14h, o Boeing decolou.

Solícitos, os comissários enfim aplacaram a fome do povo, servindo pacotinhos de 25 g de biscoitos salgados e refri. Na Cometa seria melhor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.