Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitos de metrópoles pedem recursos para combater poluição

Temos de entregar resultados, afirma Bloomberg, de Nova York

ITALO NOGUEIRA
DO RIO
EDUARDO GERAQUE
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Com a bandeira de que são responsáveis por 20% do PIB mundial e 40% das emissões, prefeitos de grandes cidades querem mais recursos, nos âmbitos federal e internacional, para levar à frente planos de redução da poluição.

Esse foi o tom do discurso de abertura da Cúpula dos Prefeitos, em Copacabana.

"Os prefeitos não podem se dar ao luxo de ficar apenas falando sobre mudança climática sem entregar resultados. Lidamos com a vida das pessoas hoje, não no futuro", disse em teleconferência Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e chefe do C-40, que chega hoje ao Rio.

O C-40 é o grupo que reúne 58 megalópoles. Fundado em 2005 com as 40 cidades mais populosas do mundo -entre elas Rio, São Paulo e Curitiba-, manteve o nome mesmo após outras 18 terem se juntado ao grupo.

Parceiro do C-40, o ex-presidente Bill Clinton disse que as megalópoles tem "um percentual imenso da ação" e minimizou o impacto da ausência de Barack Obama. "Não acho que terá influência negativa. Essa deve ser uma conferência de trabalho."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.