Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CET quer que shopping JK Iguatemi abra lojas meia hora mais tarde

Recomendação foi feita para tentar evitar o congestionamento do pico da manhã

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Uma das recomendações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para autorizar a abertura do shopping JK Iguatemi é que ele funcione a partir das 10h30.

A recomendação de abertura meia hora depois do horário tradicional dos outros shoppings tem o objetivo de evitar congestionamentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o shopping aceitou a recomendação. O empreendimento não se pronunciou.

O shopping, na esquina da marginal Pinheiros com a av. Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi (zona oeste), ainda não pôde abrir as portas.

Depende agora da emissão do Habite-se e do alvará de funcionamento pela Subprefeitura de Pinheiros, o que deve ocorrer até esta sexta, segundo expectativa de fontes ligadas ao shopping.

A CET não tem autoridade para obrigar o shopping a cumprir a recomendação, feita no último estudo de impacto de trânsito -que embasou a decisão de autorizar a abertura do shopping mesmo sem a construção de um viaduto, previsto inicialmente.

Agora, o viaduto entre a avenida Juscelino Kubitschek e a marginal Pinheiros será exigido apenas para abertura, em 2014, de duas torres de escritórios e de um prédio onde funcionava a Daslu.

ESTACIONAMENTO

O estudo também recomenda que os estacionamentos do shopping só funcionem a partir das 10h30 e que carga e descarga de produtos sejam feitas apenas à noite. O shopping terá 1.624 vagas (todo o complexo terá 7.700).

Não se recomenda um horário de fechamento, porque, diz o estudo, "tradicionalmente" ele já ocorre "bem após as 20h".

O estudo fez simulações do impacto que o shopping causaria no trânsito na região.

O melhor cenário é justamente o da abertura apenas do shopping, deixando as demais torres para serem inauguradas somente após a conclusão do viaduto.

Nesse caso, a velocidade média na marginal Pinheiros cairia dos atuais 41 km/h para 39,5 km/h, no pico da manhã. A análise considera que "a diferença na fluidez [do trânsito] se dá de forma pouco acentuada" nesse cenário.

O shopping de luxo terá 189 lojas e prevê receber 20 mil pessoas por dia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.