Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio+20

Poluição nas metrópoles cai até 2030, prevê acordo

Acerto mundial entre prefeitos fala em evitar 45% das emissões de gases

São Paulo não vai cumprir a meta de redução para 2012; RJ já cumpriu, mas terá de cortar mais 8% até 2016

ITALO NOGUEIRA
DO RIO
EDUARDO GERAQUE
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A rede C-40, que reúne 59 grandes cidades do mundo, anunciou a intenção de evitar 45% das emissões de gases de efeito estufa previstas para 2030. O acordo só fala em "potencial de redução".

A cifra será atingida se as ações sustentáveis em curso ou projetadas forem implementadas.

As cidades do C-40 emitiram 1,7 bilhão de toneladas de gases poluentes em 2010. Em 2020, a previsão seria de que a conta subisse para 2,3 bilhões de toneladas. As medidas planejadas reduzirão essa previsão em 248 milhões de toneladas.

Segundo o comunicado divulgado pelo grupo ontem, 32 cidades da rede têm definidas metas próprias para redução de emissão.

Mesmo sem uma meta internacional, São Paulo e Rio têm um grande desafio nos próximos anos, se quiserem cumprir suas leis de mudanças climáticas.

São Paulo tem uma lei que prevê a redução das emissões em 30% até o fim do ano, tomando como base 2005. Segundo a prefeitura, a redução, hoje, está em 12%.

No caso do Rio, a meta de cortar 8% até 2012 foi atingida. Cortar mais 8% até 2016 vai requerer mais esforços.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.