Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pátio Higienópolis ficou dez anos irregular

Documentos mostram que empreendimento funcionou com menos vagas na garagem do que o exigido de 1999 a 2009

ROGÉRIO PAGNAN
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Documentos obtidos pela Folha indicam que o shopping Pátio Higienópolis, na região central de São Paulo, funcionou por dez anos com pouco mais da metade das vagas exigidas pela prefeitura.

Em 1999, segundo a certidão de diretrizes emitida pela Secretaria Municipal dos Transportes, o shopping deveria abrir as portas com um número mínimo de 1.311 vagas para carros de clientes.

Documentos internos obtidos pela Folha indicam que em 2009, quando o shopping contratou a MultiPark para administrar o estacionamento, havia apenas 869.

Assim, o empreendimento vinha funcionando com 66% da quantidade exigida.

Das 869 vagas existentes, 74 eram VIP, com valets. A certidão de diretrizes autorizava 69.

A MultiPark confirmou os dados e, segundo ela, essa quantidade foi ampliada para 1.524 com a expansão do shopping, em 2010. O shopping diz, apenas, que tem 1.524 vagas.

Hoje, em razão da expansão do centro de compras, a prefeitura exige 1.994 vagas.

Para chegar a esse número, o shopping apresentou contrato com 470 vagas em garagem externa.

Há a suspeita de que esse contrato é falso e só foi aceito mediante propina.

Conforme a Folha revelou, Daniela Gonzalez, ex-diretora financeira da BGE, empresa que administrava o shopping, diz que o empreendimento pagou propina para o ex-diretor da prefeitura Hussain Aref Saab para que o documento fosse aceito mesmo sabidamente falso.

Após a reportagem, a prefeitura fiscalizou o shopping e encontrou irregularidades nos estacionamentos. Abriu dois processos contra o Higienópolis e poderá cassar seu alvará de funcionamento.

VAGAS INTERNAS

Também pode ser falsa a informação apresentada pelo shopping à prefeitura de que seu estacionamento principal tem 1.524 vagas.

Uma equipe de jornalistas em treinamento da Folha contou vaga por vaga nos pisos G1, G2 e G3. A contagem, feita na última quinta-feira, chegou a 1.075 lugares.

Na área VIP, no piso Buenos Aires, a equipe não foi autorizada a contar. A estimativa é que nesse piso haja espaço para 80 a 100 carros.

Considerando o número máximo, o shopping tem hoje 1.175. Ou, 349 vagas a menos do que diz ter.

A prefeitura diz que já fez uma série de fiscalizações na área. Só não consegue explicar, porém, porque nunca encontrou problema nenhum.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.