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Voo atrasado por causa de neblina pode gerar multas

Fiscais vão a aeroporto em dia de nevoeiro e apontam mau atendimento

Congonhas teve atraso de mais de meia hora em 67,6% do total de decolagens; TAM e Gol foram notificadas

Apu Gomes/Folhapress
Saguão do aeroporto de Congonhas (zona sul) lotado após atrasos e cancelamentos de vôos
Saguão do aeroporto de Congonhas (zona sul) lotado após atrasos e cancelamentos de vôos

DE SÃO PAULO

O forte nevoeiro que atingiu a cidade de São Paulo ontem parou o aeroporto de Congonhas, afetou passageiros e mobilizou o Procon.

Segundo meteorologistas, novos nevoeiros podem voltar a ocorrer hoje e amanhã.

Em Congonhas, até o início da noite de ontem, 123 voos tiveram atraso de mais de meia hora -67,6% do total. Além disso, 43 voos, quase um quarto dos previstos, foram cancelados.

De manhã, o aeroporto ficou fechado para pousos por quase quatro horas. Foram desviadas 14 aeronaves.

No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, pousos e decolagens ocorriam com auxílio de instrumentos. Até as 18h, 17,7% dos voos domésticos e 11,5% dos internacionais haviam tido atraso.

O Procon de São Paulo fez uma fiscalização no aeroporto de Congonhas, das 8h às 12h. Segundo o órgão, Gol e TAM -as duas empresas que operavam no horário- não prestaram atendimento adequado aos passageiros.

REGRAS

Segundo a norma vigente, mesmo por causa do mau tempo as empresas precisam dar informação sobre os motivos do atraso.

Quando o atraso extrapolar uma hora, as empresas aéreas devem também oferecer telefone e internet para os passageiros.

Se passar de duas horas, devem fornecer alimentação. Com mais de quatro horas ou em caso de cancelamento, devem pagar o transporte do passageiro até sua casa ou hospedá-lo em um hotel.

NOTIFICAÇÃO

As duas empresas foram notificadas e têm até amanhã para responder. Se as infrações forem confirmadas, elas podem ser multadas em até R$ 6 milhões.

As empresas Gol e TAM disseram que se manifestarão dentro do prazo estipulado pelo Procon.

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