Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estado tem 9 internações de ciclistas a cada dia

No HC, total de vítimas já é quase o de 2011 inteiro

DE SÃO PAULO

Todos os dias, ao menos nove ciclistas vão parar em hospitais públicos do Estado vítimas de acidentes de trânsito. Ao menos um acaba morrendo. Isso é o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde divulgado ontem.

Em 2011 foram 3.400 pessoas internadas, gerando despesas de R$ 3,25 milhões ao SUS. Os gastos com motociclistas, no mesmo ano, foram de R$ 26,9 milhões, conforme o Ministério da Saúde.

Apenas no Hospital das Clínicas, em São Paulo, foram nove internações até este mês. No ano passado inteiro foram dez e, em 2010, oito.

"A partir do momento em que se divulga mais a bicicleta como meio de transporte, o que é positivo, as pessoas passam a usar mais e se acidentar mais também", diz Jorge dos Santos Silva, médico do HC.

Segundo ele, o perfil dos acidentados é de adultos jovens com traumas ortopédicos. As lesões são mais graves quando o ciclista se choca com um carro ou ônibus.

"Falta educação e cidadania. O ciclista precisa escolher bem seus caminhos, aprender a se portar. O motorista tem de aprender a enxergar o outro", diz Cléber Ricci Anderson, autor do guia "Bike na Rua"

O ciclista, por lei, deve circular na mesma mão dos carros, usando a pista da direita.

(JAIRO MARQUES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.