Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Santa Catarina veta surfe na temporada de pesca da tainha

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O mar não está para surfista em Santa Catarina neste inverno. Diversas praias foram "interditadas" para o surfe devido a um acordo que busca facilitar a pesca da tainha.

Um acerto entre pescadores e a federação local de surfe restringiu o esporte a apenas duas praias de Florianópolis (Mole e Joaquina) durante a safra, que vai até meados de julho.

Os surfistas reclamam da iniciativa, já adotada em outros anos, e apontam prejuízos ao comércio e ao turismo.

O sindicato da pesca do Estado espalha placas de proibição e diz se basear em uma portaria federal que regula o trabalho da categoria.

Para o presidente do sindicato, Osvani Gonçalves, o vaivém de esportistas espanta os cardumes, prejudicando até 8.000 trabalhadores só na região de Florianópolis. "Os surfistas são filhinhos de papai; o pescador depende do mar."

Fabrício Caldas, 41, surfista e responsável por uma escola da modalidade, afirma que não há base legal para a medida e nega que o movimento de esportistas atrapalhe a pesca.

Ibama e prefeitura não participaram do acordo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.