Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brincadeiras em casa são opção para férias infantis

Chuva deve dificultar passeios ao ar livre

MARIANA DESIDÉRIO
ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Nas últimas semanas, a ilustradora Gisele Federizzi Barcellos, 35, tem juntado garrafas PET, rolos de papelão, latas e recipientes plásticos. Também comprou livros infantis pela internet.

Os suprimentos são para abastecer as férias escolares dos filhos Cássio, 8, e Cecília, 5. A ilustradora planeja fazer brincadeiras com sucata em casa e estimular a leitura dos pequenos. Também já combinou visitas aos amigos das crianças e aos avós.

Moradora de Jaguari (RS), Gisele está acostumada a férias de julho chuvosas e frias. "Aqui a programação é mais caseira", afirma.

Neste ano, os paulistanos também devem enfrentar um inverno chuvoso, o que pode atrapalhar programas de férias ao ar livre. O jeito é pensar em alternativas "indoor".

A mãe do Cássio e da Cecília dá a dica: eles adoram brincar de cama de gato em casa -é só colar linhas de lã com fita adesiva em um corredor e desafiar: quem consegue passar sem tocar nos fios?

O Lego -aquele das pecinhas de montar- também é um sucesso. Formada em artes plásticas, Gisele ensina essas e outras brincadeiras no blog kidsindoors.com.

Outro programa simples e que conquista as crianças é cozinhar. A sugestão é de Suzana Soares, dona do Ateliê Artes e Movimento, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo). O espaço tem atividades de artes, ioga, brincadeiras e cozinha para crianças de um a nove anos, durante as aulas e nas férias.

"Eles amam fazer pão integral. Gostam de mexer na farinha, ver a massa crescer."

LEITURA

Para quem está em busca de livros para os filhos nas férias, a especialista Mônica Rodrigues da Costa indica "Alice no País das Maravilhas" (qualquer edição) e "Histórias Árabes" (adaptadas por Ana Maria Machado, da FTD). "As crianças têm que ler os clássicos sempre", diz.

Entre as novidades, ela destaca "Aperte Aqui", de Hervé Tullet (Ática), que também tem um site com brincadeiras.

Já para quem procura atividades longe da chuva mas fora de casa, o Sesc tem uma programação especial. No Ipiranga (zona sul), haverá filmes infantis. Para mais detalhes, visite: sescsp.org.br.

A prefeitura terá o Recreio nas Férias, com atividades gratuitas. Para participar, é preciso se inscrever em um dos locais listados no site: potalsme.prefeitura.sp.gov.br.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.