Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Moradores da serra catarinense acolhem 'turistas do frio' em casa

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Assim que começa o inverno, a aposentada Isolde Muniz, 57, leva o colchão para a cozinha e "aluga" seu próprio quarto para desconhecidos. "Não tiro nada do guarda-roupa, só cedo a minha cama", conta.

Acostumados a temperaturas negativas, moradores da serra catarinense estão mudando de atividade na estação mais fria do ano para acolher turistas em casa.

A iniciativa, chamada de "hospedagem alternativa", tem conquistado o apoio das prefeituras da região.

Existe em cidades como Urupema, Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim -nesta última, a quantidade de casas alternativas já é maior do que o de pousadas e hotéis tradicionais: 83.

As prefeituras ajudam: vistoriam os locais e divulgam fotos e telefone das famílias.

"Mas só quando todos os hotéis e pousadas estão cheios", diz a diretora de turismo de Urubici, Beatriz Pinho de Oliveira. O que, segundo ela, acontece quase todo fim de semana no inverno.

A técnica em enfermagem Karini Oliveira, 25, que o diga. Em junho, ela saiu do litoral em direção à serra na expectativa de ver neve. "Fomos de pousada em pousada, mas tudo estava lotado", afirma.

Foi ao ver a cidade cheia que a artesã e doceira Leoni Coelho, 53, teve a ideia de oferecer três quartos vagos em sua casa para o turistas. Às vezes, até mais do que isso.

"Já cheguei a receber 22 pessoas de uma só vez."

Em alguns casos, o pacote (de R$ 50 a R$ 80 por pessoa, mais em conta do que em hotéis) inclui café da manhã e histórias sobre a cidade.

Mafalda Aparecida Pagani, 61, assume esse papel em casa. "Mas muitos também pedem pinhão, chimarrão e quentão, e eu faço", conta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.