Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Incêndio em hospital universitário no Rio deixa um morto

Fumaça agravou estado de saúde de doente, que não resistiu; alas fecharão por 10 dias

DO RIO

Um incêndio de grandes dimensões atingiu ontem pela manhã o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. Uma paciente morreu após ter seu estado de saúde agravado pela forte fumaça.

Cerca de cem pacientes que estavam internados nas alas atingidas foram retirados por funcionários e bombeiros. Alguns deles, que estavam em enfermarias de andares mais altos, foram retirados por bombeiros com o uso de escadas magirus.

O incêndio começou por volta das 5h30 em um galpão do almoxarifado da instituição. No depósito, construído há um ano, eram armazenados gazes, luvas, próteses, agulhas, sondas e cateteres.

A fumaça atingiu do 1º ao 5º pavimento de um dos prédios do hospital. As enfermarias de neurologia, nefrologia, oftalmologia, ortopedia e cirurgias plástica e torácica foram atingidas e devem ficar fechadas por até dez dias.

O diretor do hospital, Rodolfo Nunes, afirmou que os pacientes dessas enfermarias foram transferidos para outras alas da unidade. Outras sete crianças e oito adultos foram levados para outros hospitais. Cerca de 300 pacientes estavam internados.

MORTE

A forte fumaça agravou o estado de saúde de Edenir Pereira, 65, internada havia mais de um ano com fibrose pulmonar, levando-a à morte. Outras pessoas sofreram intoxicação, mas nenhuma ficou em estado grave.

"Tivemos infelizmente a morte de uma pessoa, mas evidentemente a fumaça contribuiu para que o óbito acontecesse", disse o governador Sérgio Cabral (PMDB), que visitou o hospital.

O prejuízo com o incêndio foi estimado em R$ 5 milhões. A direção do hospital afirma que o atendimento foi normalizado nos demais setores e que as cirurgias eletivas serão remarcadas a partir de hoje.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.