Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Entidades protestam contra veto ao sopão

Grupos fizeram passeata até a Sé

LAURA CAPRIGLIONE
DE SÃO PAULO

Católicos, evangélicos, espíritas, militantes contra o aumento nas tarifas no transporte público, vegetarianos e carnívoros protestaram ontem diante do gabinete do prefeito Gilberto Kassab (PSD), no centro da cidade.

Foi contra a proibição de distribuir comida a moradores de rua, anunciada no último dia 20 pelo secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, e depois "desanunciada" -em nota oficial- pela prefeitura.

Convocado pelo Facebook, o evento reuniu 300 pessoas (segundo a PM) ou 500 (segundo os organizadores).

"Fizemos questão de levar adiante o protesto, mesmo com o recuo da prefeitura, porque sabemos que essa ideia está na cabeça de muitos comerciantes, que acham que o jeito de lidar com a pobreza é acabando com os pobres", disse o responsável pela Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Julio Lancelotti.

"A falta de amor é a maior das pobrezas", dizia um cartaz pintado à mão. A frase, atribuída à madre Teresa de Calcutá (1910-1997), foi citada pelo espírita Joaquim Tenreiro de Almeida, 28, há uma década distribuindo sopa para moradores de rua.

"Estamos juntos nessa. Se me proibirem de fazer caridade, eu vou continuar fazendo, e ponto", disse.

Bem que apareceu o comerciante Antonio de Oliveira, 37, dono de uma loja de produtos para cabelo, gritando: "Esses mendigos têm mais é que trabalhar".

Da frente da prefeitura, os manifestantes saíram em passeata para a praça da Sé, onde um sopão vegetariano os esperava. "Aqui, nesta comida, não tem dor, não tem morte", anunciou o militante vegano.

Diante do muxoxo de um morador de rua, que queria "pelo menos uma carninha", o colega sem-teto defendeu: "Porra mano, os caras prepararam com o maior amor. Vai e come." Não houve jeito. O outro foi embora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.