Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paraquedista morre após ser atingido no ar por avião

Outros dois ficaram feridos, mas não correm risco; caso ocorreu em Boituva

Alex Adelman filmava salto de colegas quando foi atingido pela mesma aeronave que os havia levado até o alto

DE SÃO PAULO

Um paraquedista morreu após ser atingido em pleno ar por um avião na tarde de ontem. Ele fazia um salto em Boituva (a 121 km de São Paulo), cidade considerada polo do paraquedismo.

O acidente ocorreu por volta das 15h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, Alex Adelman, 33, filmava o salto de dois colegas quando foi atingido pelo avião, de pequeno porte.

Em queda, chocou-se com Wanderson Carlos Campos de Andrade, 32, e Conrado Alvares Everton, 35, que tiveram fraturas nas pernas. Os dois faziam um salto duplo -num mesmo paraquedas- como parte de um treinamento.

Seis paraquedistas que assistiam ao salto disseram que o avião é o mesmo que havia levado os três até o alto, segundo os bombeiros. A Polícia Civil, que abriu inquérito, tentou ouvir o piloto, mas ele estava em estado de choque.

O avião da Skydive Vera Cruz, táxi aéreo especializado em paraquedismo, foi apreendido e deve passar por vistoria hoje. A empresa informou que houve "um incidente" e que o avião, que estava em descida, atingiu o paraquedista.

O salto ocorria dentro do Centro Nacional de Paraquedismo, que abriga várias empresas da área em Boituva.

Após ser atingido, o paraquedas de Adelman abriu em modo automático, o que amenizou o impacto da queda. Segundo os bombeiros, ele foi resgatado em um canavial e levado para o hospital São Luiz, mas teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

As outras duas vítimas conseguiram completar o salto. Ambos não correm risco de morte, informou o hospital.

Adelman era paraquedista desde 1994. Em março, ele quebrou o recorde brasileiro de maior formação em queda livre vertical, após salto com outras 14 pessoas em Piracicaba (a 160 km de São Paulo).

Segundo a TV Globo, ele participou anteontem do "Fantástico" como instrutor de um torcedor do Corinthians, que saltava de paraquedas como forma de pagar promessa pelo título da Libertadores.

A Anac irá mandar hoje um representante a Boituva para inspecionar o avião, verificar se o piloto tinha licença e checar se a empresa podia fazer esse tipo de voo.

(NATÁLIA CANCIAN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.