Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bandidos põem fogo em processos de fórum

Criminosos invadiram o João Mendes na madrugada de domingo, atearam fogo a ações e fugiram com 2 computadores

Tribunal ainda apura quantos processos, todos da 5ª Vara Cível, foram queimados; nenhum está digitalizado

DO “AGORA”
DE SÃO PAULO

Criminosos invadiram o Fórum João Mendes (centro de São Paulo) na madrugada do último domingo, atearam fogo a processos e fugiram levando dois computadores e objetos de funcionários.

O fogo atingiu três prateleiras do cartório da 5ª Vara Cível, no sexto andar do edifício, que lida com ações como contratos de imóveis, bancários, indenizações, falências, ações de despejo e contra planos de saúde.

Nenhum dos processos é digitalizado -apenas a movimentação processual (como as decisões) é publicada no site do Tribunal de Justiça.

Segundo a assessoria de imprensa do TJ, seguranças do prédio perceberam o incêndio por volta das 3h e acionaram o Corpo de Bombeiros, mas não viram os criminosos.

O local não possui câmeras de monitoramento. O caso é investigado pelo 1º Distrito Policial (Liberdade).

O tribunal ainda aguarda a apuração policial, mas, a princípio, o caso é encarado pelo TJ como um ato de furto e vandalismo, e não como uma ação para destruir determinados processos.

O tribunal ainda faz um levantamento de quantas ações foram atingidas. Uma equipe de especialistas em restauração vai tentar recuperar os processos que não foram totalmente destruídos.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, depois que os processos atingidos forem identificados, os advogados serão contatados para enviarem novamente a documentação necessária, como as petições iniciais de cada ação.

O fórum João Mendes é o maior da América Latina e tem 60 varas (cíveis, de família, falências, registros públicos e infância e juventude).

O local vem passando por reformas há um ano, para melhorar a infraestrutura.

Embora apenas o 5º cartório cível tenha sido atingido, o 4º, que fica ao lado, também está com o expediente (incluindo atendimento ao público) suspenso até a próxima sexta-feira.

(JOSMAR JOZINO E CAROLINA LEAL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.