Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tratamento contra gordura causa infecção em 22 pacientes

Clínica de Mato Grosso sofre interdição parcial

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE CUIABÁ

Uma clínica de estética foi parcialmente interditada em Cuiabá (MT) depois que 22 pacientes tiveram sintomas de infecção após tratamento contra gordura localizada por meio da aplicação de enzimas. O serviço era vendido em sites de compras coletivas por até 90% de desconto.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, infecções por bactérias multirresistentes (micobactérias) foram confirmadas em quatro ex-pacientes da Clínica de Estética Plena Forma. Outros 18 casos estão em análise.

Todos apresentam sintomas como surgimento de manchas semelhantes a hematomas, nódulos, rupturas de pele e inflamações.

O combate à infecção exigirá tratamento diário durante seis meses e acompanhamento médico por dois anos. Algumas vítimas precisarão passar por cirurgia plástica.

A interdição inclui todos os procedimentos invasivos.

"A hipótese mais provável é que tenha havido alguma falha nos procedimentos da própria clínica", disse o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Juliano Silva Melo. O procedimento, simples, é feito com seringa e agulha.

À vigilância os donos da clínica atribuíram o problema à troca da marca da enzima utilizada normalmente.

O Ministério da Saúde vai notificar os fabricantes dos lotes de enzimas, o Octalab (SP) e o Prosigma (MG). A Folha não conseguiu contato com os donos da clínica e dos dois laboratórios.

(RODRIGO VARGAS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.