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Após atraso na manutenção, linha da CPTM fica lotada Metrô também registrou problemas após pane impedir a abertura das portas em trem na estação República Espera para embarcar em estações da CPTM chegou a 40 minutos; linha amarela do metrô teve velocidade reduzida
Passageiros lotaram as plataformas da linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú) na manhã de ontem porque a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não conseguiu concluir a tempo uma manutenção programada anteontem para o trecho. O erro de anteontem acabou afetando o início da operação da linha, ontem, a partir das 4h. A espera para entrar no vagão chegou a 40 minutos, segundo passageiros ouvidos pela reportagem. O problema principal ocorreu entre as estações Jurubatuba e Granja Julieta, mas as demais estações também sofreram com o problema, já que houve redução na velocidade dos trens. Por volta das 9h20 de ontem, as plataformas dos trens continuavam lotadas. A CPTM confirma que a manutenção não foi concluída a tempo, mas diz que o serviço foi restabelecido às 7h15. A doméstica Pedrina dos Santos, 42, diz que esperou 40 minutos na estação Grajaú para conseguir embarcar. Segundo ela, normalmente seriam dez minutos. "Depois consegui entrar no trem e até passei mal, de tão lotado. Tive que sair e aguardar o próximo", afirma. O auxiliar administrativo Elton Souza, 20, pegou o trem em Santo Amaro e levou o dobro do tempo até Pinheiros. "Costumo chegar em meia hora, mas levei mais de uma hora", diz. A linha esmeralda, que atende a cerca de 500 mil passageiros por dia, é uma das mais problemáticas da CPTM e, após uma série de panes, vem passando por manutenções nos fins de semana desde março. Neste ano, só a linha esmeralda já registrou 13 panes, de acordo com levantamento da reportagem (o problema de ontem não foi considerado pane). METRÔ Os passageiros da linha 4-amarela do metrô também enfrentaram problemas ontem. Uma pane foi registrada na linha durante a tarde. De acordo com a concessionária ViaQuatro, às 17h40, as portas de um trem na estação República, sentido Luz, não abriram no modo automático. Com a operação em modo manual, o trem é obrigado a circular com velocidade máxima de 30 km/h, forçando toda a linha a trabalhar com velocidade reduzida. O problema foi resolvido às 17h50, quando o trem foi evacuado na estação Paulista, recolhido ao estacionamento e substituído por outra máquina. Como a pane aconteceu em horário de pico, reflexos do problema podiam ser sentidos na linha ao menos até as 18h15, quando o funcionamento se normalizou. Esta foi pelo menos a quarta vez em pouco mais de três semanas que uma pane em uma porta causou superlotação na linha 4-amarela. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
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