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TAM teve 10% de atrasos em maio, diz Procon; Gol, 6%

Passaredo, que opera rotas regionais, lidera em partidas atrasadas; Avianca é a com mais cancelamentos domésticos

Órgão elaborou ranking com dados da Anac em maio, já que, desde 4 de junho, empresas devem divulgar seus índices

DE SÃO PAULO

TAM e Gol, as duas maiores companhias aéreas do país, tiveram juntas 8% de voos atrasados ao menos em meia hora em maio, segundo levantamento inédito do Procon-SP.

Na TAM, houve atrasos em 10% das partidas; na Gol, 6%. Somadas, as empresas tiveram 3.901 voos atrasados, de um total de 48.243.

A Passaredo, que opera principalmente rotas regionais, lidera em atrasos: 32%.

Considerando apenas os voos domésticos, a Avianca foi a empresa com maior índice de cancelamentos: 13%.

Nos voos internacionais, a Gol tem o maior percentual de cancelamentos (8%); a Avianca lidera os atrasos (23%).

O Procon, ligado ao governo paulista, elaborou um ranking de atrasos e cancelamentos a partir das informações divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). No período, um em cada dez voos no Brasil atrasou.

Desde 4 de junho, todas as empresas são obrigadas a enviar à Anac, além de publicar em seus sites, cancelamentos e atrasos. Para o Procon, porém, os dados não estão exibidos de forma que facilite a identificação de empresas e rotas com mais problemas.

O órgão diz que isso é importante para que o consumidor possa exercer seu direito de escolha e defende que também seja apresentada a justificativa das companhias.

A rota mais cancelada em maio foi a Fortaleza-Manaus, da Gol, com 97% dos voos -de 31 previstos, só um partiu. Já nos atrasos acima de uma hora, em rotas com mais de 30 voos, a campeã foi a Rio-Recife, da Avianca, com 63%.

NA INTERNET
Veja o estudo completo
folha.com/no1122562

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