Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rosalba Fortes Gatto de Oliveira (1932-2012)

Belo gesto na Itanhaém de 1953

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O ato heroico de Rosalba Fortes Gatto de Oliveira em 1953 acabou sendo registrado numa pequena nota de jornal, sob o título de "Belo gesto de uma jovem em Itanhaém".

Naquele ano, de férias na cidade, a então estudante de educação física cruzava a ponte da estrada de ferro quando viu uma criança escapar dos braços da mãe e cair, acidentalmente, no rio.

Rosalba, que já havia vencido provas de natação da federação paulista, pulou na água, agarrou o bebê e ainda lhe prestou os primeiros socorros. A criança sobreviveu.

Nascida em Iguape (SP), cresceu em Itanhaém e Santos. O pai, Manoel, era coletor federal. A mãe, Zulmira, ficou conhecida por ter sido a primeira mulher, no Estado de São Paulo, a se eleger vereadora, em 1956, em Itanhaém -ela ajudou a fundar a primeira maternidade da cidade.

Em 1954, Rosalba, que era chamada de Rose em família, formou-se em educação física e começou a dar aulas.

Quatro anos depois, casou-se com Wagner, que ela conhecera quando ele fazia o CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) no litoral. Mudaram-se para São Paulo, e ela deixou a profissão para se dedicar aos filhos.

Em 1975, o casal se mudou para Brasília. O marido, então procurador do Estado, foi nomeado procurador da Fazenda na capital federal.

Muito religiosa, por ter sido criada entre freiras, gostava de pintar imagens sacras, como santos. É descrita como muito alegre e caridosa.

Descobrira um câncer de pulmão. Morreu na terça (17), aos 80, de falência de órgãos. Teve três filhos e seis netos. O enterro foi em Brasília.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.