Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

José Leonildo Garcia (1953-2012)

De lavrador a Predileto da dupla sertaneja

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Quando a dupla começou a gravar o primeiro disco, em 1978, nem nome tinha. A situação mudou no dia em que o radialista Edgard de Souza, da Globo, chamou um de Preferido e o outro de Predileto.

Predileto era José Leonildo Garcia, filho de lavradores nascido em Bandeirantes, no Paraná. Em 1975, aos 22 anos, ele conheceu Diogo Agostinho Pinto, o Preferido, com quem montaria a dupla sertaneja Preferido e Predileto.

O primeiro disco foi gravado em São Paulo, pela CBS.

José desde jovem já cantava, mas, antes da vida artística, trabalhou na roça e numa viação. Em 1980, já com a dupla, mudou-se para Londrina, onde viveu até o fim da vida.

Ao todo, foram cinco vinis e cinco CDs gravados, sendo o último duplo. Um dos discos chegou a vender mais de 300 mil cópias, impulsionado pela faixa "Amiga", lançada pela gravadora Som Livre.

Canções como "Boneca Falante", "Cavalo Preto Valente", "Telefone a Cobrar", "Quem Vai te Deixar Sou Eu" e "Atiradora de Elite" fizeram a dupla rodar o país todo.

Como lembra Preferido, os dois chegaram a se apresentar 29 vezes num único mês, nos anos 80. O mais marcante dos shows foi em Assis (SP), onde a presença da dupla causou até tumulto, de tanta gente que se reuniu para vê-los.

Eles compunham, mas a maioria das músicas do repertório era de outros autores.

Nos últimos 15 anos, Preferido e Predileto foram sócios num estúdio que produz outros artistas. Planejavam gravar novo disco em outubro.

José morreu após um infarto, aos 59, na terça (17). Gravaria um programa no dia. Teve quatros filhos e três netos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.