Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Junho teve 14 mortes ao dia em São Paulo

No acumulado do 1º semestre de 2012, homicídios cresceram 8% no Estado em relação ao mesmo período de 2011

Na capital, aumento foi de 22% nos primeiros seis meses deste ano; roubos e estupros também tiveram alta

ANDRÉ CARAMANTE
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

Com uma média de 14 mortes por dia, junho foi o período mais violento no Estado de São Paulo nos últimos 18 meses, quando a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) passou a divulgar dados mensais sobre a criminalidade.

A violência no mês passado fez com que o índice de homicídios nos seis primeiros meses deste ano ficasse 8% acima do primeiro semestre de 2011. Na capital, o aumento foi de 22% no período.

Outros índices da criminalidade, como roubos, também subiram. Estupro, por exemplo, teve mais 966 casos neste primeiro semestre, o que aponta aumento de 18%.

Nos 30 dias de junho, 434 pessoas foram vítimas de homicídios dolosos (intencionais) no Estado. No mesmo mês de 2011, foram 324 -uma média diária de dez mortos.

A expectativa de que junho fosse um dos meses mais violentos dos últimos tempos já havia sido antecipada na edição de domingo pela Folha.

Ontem, os dados oficiais confirmaram o aumento de assassinatos: na capital, foram 122 casos de homicídios, com 134 mortos (já que há ocorrências com mais de uma vítima, como em chacinas). O aumento foi de 47%.

ESCALADA DA VIOLÊNCIA

Na última segunda-feira, ao falar sobre a morte do italiano Tommaso Lotto, durante uma tentativa de roubo no Itaim Bibi, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, disse que ela fazia parte de "uma escalada da violência".

Anteontem, em entrevista, o governador Geraldo Alckmin disse não ter dúvida de que os indicadores da criminalidade irão cair.

A alta das mortes na capital no mês passado coincidiu com o período no qual oito PMs de folga foram mortos em crimes com características de encomendados e com suspeita de ligação com o grupo criminoso PCC (Primeiro Comando da Capital).

No mesmo período, cinco bases da PM foram atacadas e 15 ônibus, incendiados.

O aumento dos homicídios em junho também foi constatado nas 38 cidades que, ao lado da capital, formam a região metropolitana: foram 95 casos no mês passado, ante 75 em junho de 2011 (26,7% de crescimento).

A alta no total de vítimas desses casos é ainda maior: foram 76 mortos em junho de 2011 contra 118 no mês passado -aumento de 55%.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.