Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Após morte de animal, rodeio veta prova de 'agarrar' bezerro

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos uma das principais festas de peão do país, a de Americana, cancelou neste ano a prova de bulldog, na qual o peão tem de imobilizar com as mãos um bezerro.

Já a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos estuda se vai ou não ter a competição no evento, que ocorre de 16 a 26 de agosto.

Tanto o cancelamento da prova em Americana quanto o possível veto ao bulldog em Barretos ocorrem após a morte de um bezerro no ano passado, em competição na arena da maior festa do país.

No primeiro fim de semana do rodeio de Barretos, em 2011, um bezerro saiu carregado da arena depois de participar do bulldog.

Na prova, o bezerro corre em disparada, seguido por um peão que monta um cavalo. O competidor salta sobre o bezerro e, segurando em seu chifre, o derruba à força.

O vencedor é aquele que consegue derrubar o animal de forma mais rápida. Uma necropsia apontou que o animal sofreu lesão nas vértebras, o que o deixou tetraplégico. Por isso, foi sacrificado.

Em junho, o Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), entidade mantida pelo grupo Os Independentes, que promove a festa de Barretos, recomendou a suspensão do bulldog.

O professor Orivaldo Tenório de Vasconcelos, coodenador do Ecoa, disse que a recomendação foi feita porque a conclusão é a de que não dá para garantir que não haverá riscos para os animais.

A festa de Barretos informou, via assessoria, que ainda não há uma definição sobre a prova, o que deve ocorrer em até duas semanas.

AMANHÃ EM COTIDIANO
Jaime Spitzcovsky

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.