Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Favela tem energia elétrica cortada após pedido da PM

Eletropaulo interrompeu o fornecimento irregular em comunidade ao lado do futuro estádio do Corinthians

Promotoria abriu investigação para apurar se ação foi a mando de subprefeitura comandada por policial

TALITA BEDINELLI
DE SÃO PAULO
LÉO ARCOVERDE
DO “AGORA”

A pedido da Polícia Militar, a Eletropaulo cortou a energia irregular de uma favela ao lado do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, e causou uma confusão com moradores.

Eles acusam a prefeitura de tentar expulsá-los. E dizem que a ação foi a mando da Subprefeitura de Itaquera, comandada por um PM, que quer que eles deixem a área. O Ministério Público abriu investigação para apurar o caso -PM e subprefeitura negam.

A Favela da Paz, que tem cerca de 300 famílias, deve ser uma das desapropriadas para ações voltadas para a Copa. Ao menos 1.660 casas de favelas antigas e perto do estádio estariam nesta lista.

O corte foi em maio, mês seguinte a um documento técnico da Secretaria do Verde apontar diretrizes de um projeto de intervenção com "ações para preparar a região para a abertura da Copa."

A ideia, diz o documento, é fazer um parque linear, que passa ao lado do estádio.

A Eletropaulo cortou um ramal antigo de energia, onde moradores faziam "gatos". Desde então, eles tentam restabelecer o fornecimento, por meio de novos "gatos" feitos em outros ramais mais distantes -alguns, flagrados pela PM, acabaram detidos.

Isso tem causado instabilidade de energia. Na tarde de ontem, ao menos 26 famílias estavam sem luz há oito dias.

Em julho, um incêndio, que teria começado por causa de uma vela, causou uma morte.

OUTRO LADO

A PM afirma que recebeu ligações de moradores do entorno da favela, que diziam haver risco de incêndio por conta dos "gatos", e que tem obrigação de avisar a Eletropaulo em casos como este.

A prefeitura afirmou que estão previstas intervenções de urbanização para a Favela da Paz e que só realiza realocação de famílias em áreas em que fará obras.

Mas, segundo a prefeitura, a realocação de famílias não está definida. "Não há intervenção programada para o momento, pois os projetos para a região estão em fase de estudos". Disse ainda que o projeto é anterior à definição do estádio para a Copa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.