Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Victor Blatt (1943-2012)

Argentino que escolheu o Brasil

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

O engenheiro eletrônico argentino Victor Blatt gostava de dizer que era "mais brasileiro do que os brasileiros", já que viver no Brasil havia sido "opção, não obrigação".

Ele chegou aqui na década de 1980 para ajudar no desenvolvimento da indústria eletrônica, após se tornar referência na área durante sua passagem pela Europa, onde registrou diversas patentes. Entre os projetos que desenvolveu está a trava elétrica para carros, segundo a família.

De origem humilde, Victor estudou na universidade pública de Córdoba, sua cidade natal. Eleito o melhor aluno do curso no país, ganhou uma bolsa da Philips para estudar na Holanda. Em seguida, mudou-se para a Inglaterra.

No Brasil, fez também carreira executiva. Sid Microeletrônica, Tectoy, Telebrás e Elsys são algumas das empresas que fizeram parte do currículo do argentino. Nessa última, trabalhou por 22 anos, tornando-se presidente.

Integrou ainda o comitê que desenvolveu o Sistema Brasileiro de TV Digital.

Estava sempre disposto a ajudar, seja com conselhos ou mesmo financeiramente -costumava enviar dinheiro para familiares da Argentina.

Teve quatro filhos: Claudio, do primeiro casamento, com uma argentina, e Daniel, Vanessa e Nicolas, com a escocesa Ann, atual mulher.

Todo domingo à noite, reunia religiosamente a família, que inclui ainda cinco netos, para jantar. Já aos sábados, conta Vanessa, gostava de assistir a episódios da série "Star Trek" ao lado de Ann.

Em 2009, descobriu um câncer de pulmão, que depois atingiu o fígado. Morreu na quarta-feira (1º), aos 68 anos.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.