Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Richard Cragun (1944-2012)

Um bailarino inesquecível

DO RIO

Ao longo de 50 anos de carreira, 34 como o principal bailarino do Ballet de Stuttgart, Richard Cragun dançou ao lado dos maiores nomes da balé do século 20.

Fez parcerias inesquecíveis com a inglesa Margot Fonteyn e a russa Natalia Makarova. Dividiu o palco com Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov e Jorge Donn.

Mas sua grande partner na dança e na vida foi a brasileira Marcia Haydée, com quem foi casado durante 16 anos.

Ao lado dela, criou personagens memoráveis, como o Petruchio da versão do coreógrafo John Cranko para "A Megera Domada", de Shakespeare.

Norte-americano, descendente de índios moicanos, Cragun abandonou os palcos em 1996, mas continuou a atuar como diretor artístico de várias companhias.

Mudou-se para o Rio em 1999. Na cidade, criou a companhia de dança DeAnima, ao lado do companheiro, o coreógrafo Roberto Oliveira.

O ex-bailarino morreu ontem pela manhã, aos 67 anos, de complicações causadas por uma pneumonia.

Cragun estava internado no hospital Rio Laranjeiras, zona sul do Rio, desde quarta, quando tinha sido encontrado desacordado no chão do banheiro de sua casa.

O bailarino tinha histórico de complicações neurológicas -havia sofrido um derrame grave em 2005- e possivelmente teve uma convulsão em casa. Sozinho, e sem socorro, acabou aspirando líquidos que, no pulmão, levaram à pneumonia.

O corpo de Cragun será cremado hoje à tarde no crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.