Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hospital pega fogo em São Luís e 112 pacientes são transferidos

Incêndio atingiu um dos andares da maior unidade do Estado

DE BELÉM

Um incêndio atingiu ontem o maior hospital estadual do Maranhão, em São Luís, e forçou a transferência de mais de 112 pacientes para outras unidades de saúde.

O fogo começou por volta das 9h no Hospital Carlos Macieira e foi controlado às 12h pelo Corpo de Bombeiros, segundo a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde.

A pasta informou que os pacientes foram levados para outros dois hospitais e quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

O Carlos Macieira é considerado pelo governo o maior hospital público do Estado e tem 42 leitos de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo), 25 semi-intensivos e 88 de internação clínica.

Havia 34 pacientes de UTI no hospital. Com as transferências, outras unidades de saúde tiveram de cancelar consultas e cirurgias previstas e improvisar áreas para receber os pacientes.

Equipamentos do hospital foram levados para outras unidades, que não tinham aparelhos suficientes, para uma ampliação temporária nas áreas de UTIs.

Na noite de ontem, alguns pacientes ainda aguardavam nas unidades a ampliação ser concluída para poderem seguir para os hospitais, segundo a secretaria.

O laudo sobre as causas do incêndio será divulgado em até 30 dias.

CALOR E FUMAÇA

De acordo com os bombeiros, o fogo atingiu apenas um dos cinco andares do hospital, mas provocou fumaça e aumento de temperatura nos demais. Por isso, todos os pacientes foram transferidos.

Um depósito de material hospitalar foi atingido, mas os bombeiros não souberam estimar os danos causados.

A Secretaria de Saúde não soube informar se o hospital estava com a manutenção das instalações elétricas em dia.

(AGUIRRE TALENTO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.