Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nelson Marconi Trindade (1952-2012)

A voz do Carnaval de Porto Alegre

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Três coisas marcaram a vida de Nelson Marconi Trindade: futebol, Carnaval e o rádio.

A primeira delas foi o futebol. Com apenas 11 anos, ele deixou sua cidade natal, Porto Alegre, para jogar bola no interior do Rio Grande do Sul.

Sete anos depois, desistiu do futuro como goleiro para servir o Exército, a exemplo de seu pai, que era militar.

O gosto pelo esporte, porém, nunca abandonou. Chegou a criar uma escolinha, que durou de 2000 a 2005, e também foi técnico em outras.

Mas foi por causa de sua voz marcante que Nelson ficou conhecido. Passou por diversas rádios gaúchas, fazendo carreira na Farroupilha, onde apresentava os programas "Chora, Cavaco" e "Farroupilha Dona da Madrugada", no qual interpretava até 15 personagens diferentes.

Por cerca de 20 anos, emprestou seu vozeirão ao Carnaval de Porto Alegre, sendo o locutor oficial dos desfiles. Um de seus bordões era "Vem aí...", que marcava o início da frase em que anunciaria a próxima escola de samba a entrar na avenida.

Era casado havia 16 anos com Cíntia Formiga, que lhe acompanhava no dia a dia da escolinha de futebol.

Em julho do ano passado, descobriu um câncer de próstata. Mesmo com dores, continuou trabalhando até maio. Durante esse período, fazia uso de outro bordão famoso: "Dobro, mas não quebro".

Tinha 60 anos. Morreu na quinta (9), dia em que sua filha, Izabelli, completou seis anos de idade. Deixa outros dois filhos, Rafael e Fábio, do primeiro casamento.

A missa do sétimo dia será amanhã, às 19h, na paróquia Santo Antônio, Porto Alegre.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.