Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo

Instrutor morre em queda de asa-delta

Segundo delegado, ele não estava preso ao equipamento; turista da ilha de Malta que voava com ele se salvou

Imagens da câmera da asa-delta apreendida após o acidente mostram o início da preparação para o voo

DO RIO

Um instrutor de voo de asa-delta morreu ontem depois de cair d e seu equipamento durante um voo duplo com uma turista da ilha de Malta.

O acidente aconteceu pouco após a decolagem na pista de voo da Pedra Bonita. O instrutor caiu na estrada das Canoas, em São Conrado, na zona sul na cidade.

A turista, de 36 anos, conseguiu controlar a asa-delta por 30 segundos após a queda do instrutor e caiu sobre uma árvore. Ela se salvou, sem ferimentos.

De acordo com a polícia, imagens da câmera da asa-delta mostram que o instrutor, Vanderlei Nascimento Coelho, 35, conhecido como Delei, não teria se conectado ao equipamento antes do salto. Ele verifica se a turista está bem amarrada e salta com ela.

Segundo o delegado-assistente da Delegacia do Turista, Rodrigo Brande, Delei tentou se manter no controle do aparelho usando apenas a força dos braços, mas não resistiu e caiu. O paraquedas que ele carregava não funcionou.

Imagens da câmera da asa-delta apreendida após o acidente gravaram desde a preparação para o voo até a queda do piloto e a colisão.

"A imprudência foi do condutor ao não se conectar ao equipamento. As imagens [da câmera] mostram ele cuidando dos equipamentos da turista, mas, na hora de saltar, ele não se conectou ao aparelho, causando o acidente", disse Brande.

Segundo o delegado, o equipamento estava com a vistoria em dia.

"O selo indicava que ele havia passado por uma fiscalização havia quatro dias", afirmou.

A turista, cuja identidade não foi revelada, foi ouvida durante a tarde no hotel em que estava hospedada na cidade. Ela estava acompanhada de um grupo de amigos.

LAUDO

O laudo com as causas do acidente deve ficar pronto em até 30 dias. A asa-delta foi apreendida.

Em março, a nutricionista Priscila Boliveira, 27, irmã do ator Fabrício Boliveira, que atuou no filme "Tropa de Elite 2", morreu depois de cair de um parapente na praia de São Conrado. Ela despencou de uma altura de cerca de 20 metros.

A direção da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que as normas que regulamentavam os voos de asa-delta foram revogadas em maio deste ano e que a atividade não tem fiscalização pelo órgão.

EXPERIÊNCIA

A direção do Clube São Conrado de Voo Livre afirmou que a atividade é lícita e que não existe nenhuma legislação que a proíba.

O clube ainda afirmou que o piloto era experiente e que lamenta o ocorrido.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.