Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Intoxicação

Polícia faz megaoperação para medicar família com botulismo

DE SÃO PAULO - Uma megaoperação com médicos, enfermeiros e até um helicóptero da PM foi montada ontem para levar medicamentos a uma família intoxicada por botulismo em Santa Fé do Sul (625 km de São Paulo).

A polícia foi chamada por volta das 11h para transportar um soro para evitar o avanço da infecção, que estava disponível apenas no Instituto Pasteur, no centro de São Paulo.

Caso o tratamento não ocorresse, a previsão dos médicos era que a família só tivesse mais seis horas de vida.

O casal Benedito José dos Santos, 38, e Elisete Garcia, 30, e os filhos Juliana Bruna, 12, e Cristiano, 9, deram entrada na Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul na noite de sábado, com diarreia e vômitos.

A situação dos pacientes se agravou e eles foram levados à UTI durante a madrugada. A suspeita é que a família tenha tido uma intoxicação após comer mortadela contaminada.

A equipe começou a busca pelos medicamentos. O local mais próximo onde havia o soro antibotulínico, indicado nestes casos, era o Instituto Pasteur. De carro, a viagem duraria cerca de nove horas.

Para ajudar, um helicóptero da PM decolou do Campo de Marte, recolheu o soro no instituto e retornou. Em seguida, o material foi para um avião, que seguiu do Campo de Marte ao aeroporto de Santa Fé do Sul.

A aeronave pousou às 13h40. A família foi medicada e, até a conclusão desta edição, continuava na UTI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.