Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

É preciso lutar pelo respeito à calçada, o espaço primário dos pedestres

EM 2011, AS MOTOCICLETAS CAUSARAM O ATROPELAMENTO E MORTE DE 138 PEDESTRES NA CIDADE (22,4% DO TOTAL DE MORTOS)

EDUARDO BIAVATI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O aumento do número de motocicletas em circulação, as baixas velocidades do sistema viário e a fragilidade da fiscalização criaram um modo paulistano de conduzir a motocicleta: no "corredor".

Foi como um não-veículo que a motocicleta se incorporou ao trânsito, inventando um espaço que jamais existiu em qualquer projeto de engenharia e na lei de trânsito.

Em nome da lógica da agilidade, a tomada do "corredor" pelos motociclistas subtraiu deles mesmos e dos demais condutores e pedestres a segurança de circulação.

A invisibilidade da motocicleta no "corredor" é fatal ao motociclista, mas não só para ele. Em 2011, as motocicletas causaram o atropelamento e morte de 138 pedestres na cidade (22,4% dos pedestres mortos no trânsito).

Investigação conduzida pela CET já revelava em 2009 que mais de 2/3 dos atropelamentos envolvendo motocicletas ocorriam em meio de quadra, ou seja, durante a travessia dos pedestres, enquanto buscavam brechas entre os veículos parados.

A formação do "corredor" exige pista dupla e, no mínimo, duas faixas por sentido. Quando isso não ocorre -como na rua Augusta, o motociclista cria uma posição para o "corredor": circula sobre a sinalização horizontal dupla amarela ou com a moto na faixa de sentido contrário.

E quando nem a contramão é possível? Ocupa-se a calçada simplesmente.

Longe dos olhos da zona de máxima proteção ao pedestre, descobrimos que não bastam as faixas de travessia e o gesto decidido de sinalizar o uso da faixa.

É preciso lutar pelo respeito à calçada, o espaço primário da segurança do usuário mais frágil do trânsito.

EDUARDO BIAVATI é sociólogo e especialista em educação no trânsito

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.