Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após ficar 27 anos na prisão, Cabo Bruno ganha liberdade

Considerado um dos maiores matadores do país, ele foi condenado a 120 anos de detenção; para promotor, ele tinha bom comportamento no cárcere

Policial militar na década de 1980, ele foi acusado de chefiar um grupo de extermínio na zona sul de São Paulo

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Após 27 anos de prisão, um dos mais famosos matadores do país, suspeito em mais de 50 assassinatos na década de 1980 e condenado em sete processos, o ex-PM Florisvaldo de Oliveira, 53, o Cabo Bruno, deixou ontem a prisão.

A liberdade foi concedida pela Justiça de Taubaté. Ele estava em uma penitenciária na vizinha cidade de Tremembé, onde cumpria penas que somavam 120 anos.

Cabo Bruno era acusado de liderar um grupo de extermínio na zona sul de São Paulo. A Promotoria, o Tribunal de Justiça e sua defesa não souberam dizer quantas mortes foram incluídas nas sete condenações sofridas na Justiça.

Ele recebeu o "indulto pleno", o que significa que o restante da pena foi extinto. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, foi liberado por volta das 15h.

Saiu escondido em um carro da Funap (Fundação de Apoio ao Preso) e escoltado pela PM. Segundo o advogado Fábio Tondati Jorge, iria para a casa de parentes, na vizinha Pindamonhangaba.

O pedido de indulto -espécie de "perdão" judicial- recebeu parecer favorável do promotor Paulo José de Palma, com base em decreto presidencial de 2011, que permite libertar quem cumpriu mais de 20 anos de prisão e tenha bom comportamento.

"Pedi ao diretor [da penitenciária] uma declaração sobre a conduta prisional dele, e ele fez muitos elogios", diz.

FUGAS E RELIGIÃO

Preso em 1983, o ex-policial fugiu três vezes. Foi recapturado pela última vez em 1991. No mesmo ano, ele tornou-se pastor evangélico.

Ajudou a erguer duas capelas no presídio e se casou com Dayse França, que fazia evangelização no local. Passou a pintar telas e fez exposições das obras. Na prisão, se tornou referência religiosa para os presos. Trabalhava na horta e era disciplinado.

Em 2009, a Justiça permitiu que cumprisse o resto da pena em regime semiaberto. Na última semana, foi liberado por cinco dias para passar o Dia dos Pais com a família.

Para o criminalista Paulo Iász de Morais, o indulto atende às necessidades do sistema e está de acordo com a lei. "Se há um bom preso, é mais proveitoso tentar reintegrá-lo do que manter preso", disse.

"Independente da pena, ele só poderia ficar preso por 30 anos", diz Carlos Kauffman, professor de processo penal da PUC-SP.

Colaborou LAURA CAPRIGLIONE, enviada especial a Tremembé e Taubaté

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.